Região dos Lagos - Rio de Janeiro

By Débora Braga - 16:04

Como vocês podem perceber, o blog voltou! Voltou com um intuito um pouco diferente. Dessa vez não será um blog pessoal, mas sim um espaço pra gente trocar ideias e dicas de lugares legais para comer, passear e assuntos sobre viagens (hospedagens e dicas). Eu já escrevia sobre isso por aqui mas não era o tema central, como era o que eu mais gostava de compartilhar aqui e senti falta de falar sobre isso em outro lugar, resolvi voltar. Sem contar que quando eu postava fotos no Instagram, alguns amigos vinham pedir para mim e para minhas irmãs dicas de coisas legais para fazer nos lugares que fomos e também sempre perguntavam sobre os lugares que fomos nas viagens e passeios, então resolvi compilar tudo aqui e ajudar não só eles mas qualquer pessoa que estiver procurando. Sempre que eu vou viajar ou conhecer um lugar novo, eu dou uma olhada na internet e às vezes eu quase não encontro informações, só o site do local e olhe lá. E acho que posso fazer minha parte e ajudar algumas pessoas por aí. Para começar, vou falar de um lugar bem conhecido pelos cariocas e fui no comecinho do ano, é a Região dos Lagos. A Região dos Lagos é formada por sete municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Rio das Ostras, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.E desses sete eu vou falar um pouquinho de apenas dois: Rio das Ostras e Arraial do Cabo. Minha amiga Agatha se mudou para Rio das Ostras no final do ano passado e nós fomos em Janeiro fazer uma visita. Eu e minhas irmãs já tínhamos ido para lá nas férias da escola algumas vezes e fazia muito tempo que não íamos lá. Fomos num final de semana e foi maravilhoso! A cidade estava bem vazia, o que é bem difícil de acontecer durante o período de férias, feriados e carnaval. No primeiro dia disponível, nós fomos para a Praia do Remanso, que fica na Costa Azul. A praia não é das águas mais calmas (pode ter sido também o dia que estivemos lá), mas é bem grande e bem tranquila. Tinha pouca gente lá, a maioria devia ser morador mesmo, ótima para sentar, descansar ouvindo uma música ou lendo um bom livro.

Depois de ficar um tempo por lá, fomos até o píer que tem nessa mesma praia, ele é utilizado pelos moradores e turistas para pescar. A vista é bem bonita e vale a pena dar uma andada até lá, tem uma vibe muito boa.
 

No final da tarde resolvemos ir até o Monumento do Costão Rochoso que tem uma vista incrível do mar e dá para ver um pôr-do-sol bem bonito. Sem contar que é um lugar meio escondido, cheio de pedras e pequenas piscinas naturais. Sentamos na praia ali perto vendo o colorido do céu e também aproveitei para dar um mergulho.
   
 
Por ali tem uma espécie de feirinha que vende algumas coisas, inclusive comida. Sentamos por lá e comemos um pastel, que segundo a Agatha a gente não podia deixar de comer. A cidade tem muitas outras praias e muito bonitas, mas infelizmente dessa vez não conseguimos ir em muitas. Apenas quis mostrar que essa Região não tem apenas Arraial e Búzios de bom, Rio das Ostras pode ser uma ótima opção para quem quer dar uma fugida rápida e barata para descansar e curtir uma praia. Como ir (saindo do Rio): tem ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio todos os dias. No caso, o ônibus vai para Macaé mas passa por Rio das Ostras, então tem que prestar bastante atenção nisso para saber onde descer, já que a Rodoviária de lá não é tão grande e visível. Tempo de viagem (saindo do Rio): são aproximadamente 170 km, umas 3h de viagem. Quanto custa: a passagem de ônibus custa uns R$150,00. A cidade em si não precisa pagar por passeios ou pontos turísticos, dá para aproveitar bastante visitando somente as praias.
   
Eu já tinha ido para Arraial e foi bem legal, então quis aproveitar que estava "por perto" e ir com a Sarah (minha irmã) que ainda não tinha conhecido esse lugar maravilhoso. De Rio das Ostras para lá são aproximadamente 1h e pouquinho. Primeiro, você tem que pegar um ônibus que vá para Cabo Frio, porque não precisa comprar antecipadamente e passa com bastante frequência e quando chegar na rodoviária de lá, pegar outro para Arraial, que também passa toda hora.

 

Como tínhamos pouco tempo e apenas um dia, resolvemos fazer o clássico passeio de barco/saveiro que passa por quase todas as praias da cidade. Nós escolhemos o Don Juan Tour que tinha uma classificação bem boa no TripAdvisor e não nos arrependemos; a agência fica na Praia dos Anjos e é bem fácil de chegar depois que desce do ônibus. O passeio deles dura em média 3h30min, o valor é em torno de R$70,00 e o barco que escolhemos era um pequeno, não era lotado e não ficava aquela música super alta, foi super tranquilo.  Quanto à comida, você paga à parte, mas no valor está incluso água (risos), mas como somos prevenidas, levamos alguns biscoitos e um chiclete caso ficássemos com enjôo.

   
O barco faz o seguinte trajeto: Ilha do Farol, eleita por anos consecutivos a praia mais perfeita do Brasil, depois passa pelas Prainhas do Pontal do Atalaia que são lindíssimas e depois vai para o Boqueirão, separação entre ilha e continente. Seguindo encontramos a Pedra do Gorila, que parece mesmo um gorila e a Fenda de Nossa Senhora e a Gruta Azul, que é muito lindo!

   
E por fim, temos a maravilhosa Praia do Forno, que nossa, não tem nem palavras para descrever o quanto aquele lugar é incrível! A água ultra azul e transparente, a areia branquinha e montanhas em volta.



Olha essa água, juro que não tem efeito nenhum!!!!
 
E assim terminou a nossa viagem! Espero que tenham gostado do post e aproveitem as dicas quando forem passear por lá. Vale super a pena, o nosso Brasil é lindo!
Ps.: queria agradecer minha amiga Agatha por me ajudar informando os locais que fomos em RDO e pela estadia haha. Obrigada <3

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários