Passado o post que comecei sobre a minha viagem para Minas Gerais durante minhas férias, em que falei um pouco sobre meus dias em Belo Horizonte, chegou a hora de contar uma pouco sobre um dos lugares que eu mais queria conhecer no Brasil: Inhotim.
Eu conhecia o lugar há bastante tempo e sempre quis visitar, porque ele envolve algumas coisas que eu mais gosto, arte e natureza. E se você também curte, esse lugar é imperdível!
- COMO CHEGAR -
O Inhotim não fica no lugar de mais fácil acesso de Minas, então prepare-se para pegar uma estradinha até chegar lá. Inhotim fica numa cidadezinha chamada Brumadinho e você pode chegar lá ou de carro ou de ônibus.
Como eu estava em Belo Horizonte, tinha como planejado pegar um ônibus na rodoviária da cidade que leva direto para lá. Eu já tinha visto tudo pela internet e na minha cabeça já estava tudo certo! Um dia antes de ir para lá, pensamos em comprar as passagens na rodoviária para não correr riscos, só que o menino que trabalhava no hostel que estávamos hospedadas, falou que não era necessário e que podíamos só chegar cedo no dia e comprar tranquilamente. Como ele já havia ido lá e era morador da cidade, acreditamos nele, né? Pois bem, era melhor a gente ter acreditado em nós mesmas e termos comprado com antecedência!
Chegamos na rodoviária e como éramos em três, não tinha mais passagem para o ônibus que a gente queria, que é o ônibus que deixa você lá dentro do Inhotim e é fretado. A alternativa que tínhamos era pegar um ônibus de linha normal e descer no centro de Brumadinho onde tem a rodoviária e lá pegar outro ônibus pra Inhotim ou pagar um táxi. Como eu queria MUITO ir lá e tínhamos reservado esse dia só para isso, resolvemos ir desse jeito mesmo. Só que...o ônibus só iria sair 11h, o que era bem ruim porque o recomendado é chegar lá bem cedo para conseguir ver o máximo possível, já que o lugar é enorme e o ideal é ver o lugar em dois dias. Mas continuamos firme nessa saga e ficamos na rodoviária de 7h da manhã até às 11h esperando o bendito do ônibus.Pensando no lado positivo, esse ônibus é mais barato ~risos~.
A viagem dura cerca de 1h até lá. Chegamos e esperamos o tal do ônibus que nos levaria até Inhotim e ele não passava e não queríamos mais perder tempo, então resolvemos pegar um táxi. O senhor que nos levou até lá era super simpático e já estava habituado com os turistas e nos contou que nos enganaram na rodoviária porque tem ônibus de 30 em 30 min passando lá que leva até Brumadinho, OU SEJA!
Então ficam as dicas:
1) Se você quiser ir de ônibus fretado e não quer se preocupar com nada, compre a passagem com antecedência, mesmo se quando você for não for época de férias. O ônibus te deixa dentro do Inhotim e te pega lá dentro também.
2) Caso você queira gastar menos e não ligue para a comodidade, tente se informar e pegue esse ônibus de linha que passa direto por lá e depois pegue o outro ônibus em Brumadinho para o Inhotim.
3) Não seja trouxa!
Valores e etc:
- A empresa: Saritur
- Passagem de ida e volta (saindo de BH): em torno de R$50,00 a R$60,00.
- Horários de saída e volta:
Terça a sexta-feira:
saída às 8h15 e retorno às 16h30
Sábado, domingo e feriado:
saída às 8h15 e retorno às 17h30
- Site da empresa: http://www.saritur.com.br/
Valores e etc:
- A empresa: Saritur
- Passagem de ida e volta (saindo de BH): em torno de R$50,00 a R$60,00.
- Horários de saída e volta:
Terça a sexta-feira:
saída às 8h15 e retorno às 16h30
Sábado, domingo e feriado:
saída às 8h15 e retorno às 17h30
- Site da empresa: http://www.saritur.com.br/
- O INHOTIM -
O Instituto Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O que é uma das coisas mais legais do Instituto, que é esse contato com a arte e a natureza, já que a grande maioria das artes expostas são ao ar livre. E até mesmo para você andar de uma exposição para outra, é a céu aberto, o que é bem diferente do que estamos acostumados a ver em centros culturais e museus, né? E falando em natureza e ar livre, o paisagismo do Inhotim é uma das coisas mais lindas que eu já vi na minha vida! São tantos de verdes e lagos espelhados que você não sabe pra onde olhar e não consegue largar a câmera fotográfica. Tamanha diversidade faz do Jardim Botânico Inhotim (JBI) um espaço único, possuindo a maior coleção em número de espécies de plantas vivas entre os jardins botânicos brasileiros.
Por ser um lugar muito grande e com as galerias um pouco distantes umas das outras, perde-se um tempo para conseguir ver tudo. Como eu li na internet e agora por experiência própria, o ideal é visitar o local por 2 dias, que assim dá tempo de ver praticamente tudo.
Dos artistas que eu consegui ver, os que eu mais gostei foram: os azulejos e a piscina da Adriana Varejão, as cores do Hélio Oiticica e a sua Galeria Cosmococa, os espelhos de Edward Krasinski e a vista incrível da Galeria True Rouge.
Brumadinho
MG – Brasil
CEP: 35460-000
- Telefone: +55 31 3571-9700
- Horários de funcionamento:
Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30
- Valores dos ingressos:
Terça e quinta-feira: R$ 25,00
Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 40,00
Fechado às segundas-feiras.
Obs.1: lembrando que estudantes pagam meia ;)
Obs.2: tem como comprar o ingresso pelo site ;)
http://www.inhotim.org.br/visite/ingresso/
Por ser um lugar muito grande e com as galerias um pouco distantes umas das outras, perde-se um tempo para conseguir ver tudo. Como eu li na internet e agora por experiência própria, o ideal é visitar o local por 2 dias, que assim dá tempo de ver praticamente tudo.
Dos artistas que eu consegui ver, os que eu mais gostei foram: os azulejos e a piscina da Adriana Varejão, as cores do Hélio Oiticica e a sua Galeria Cosmococa, os espelhos de Edward Krasinski e a vista incrível da Galeria True Rouge.
Edward Krasinski e os espelhos
Eu e minha cara de quem ficou horas na rodoviária e acordou às 6h da manhã
Galeria True Rouge
Helio Oiticica e as cores.
Prima Ruth e as cores de Helio Oiticica
Helio Oiticica
Eu e minha modelo/irmã Ester
Yayoi Kusama
Saudades momentos de ostentação e preguiça </3
Adriana Varejão
Adriana Varejão
Troca-Troca do Jarbas Lopes
Galeria Cosmococa, uma das minhas preferidas!
Galeria Cosmococa
Galeria Cosmococa
Espero poder voltar ao Inhotim novamente e conseguir ver o resto das galerias e poder aproveitar com mais calma esse lugar incrível.
- VALORES, HORÁRIOS E ETC -
- Endereço:
Rua B, 20. InhotimBrumadinho
MG – Brasil
CEP: 35460-000
- Telefone: +55 31 3571-9700
- Horários de funcionamento:
Terça a sexta-feira: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30
- Valores dos ingressos:
Terça e quinta-feira: R$ 25,00
Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 40,00
Fechado às segundas-feiras.
Obs.1: lembrando que estudantes pagam meia ;)
Obs.2: tem como comprar o ingresso pelo site ;)
http://www.inhotim.org.br/visite/ingresso/





















4 comentários
Amei esses fuscas. Jamais teria um fusca assim mas adoraria ficar vendo ele todos os dias. hahaha #romerobrito
ResponderExcluirSempre tive o desejo de conhecer Inhotim e depois só tenho duas palavras: QUERO MAISSSSSS!
ResponderExcluirBeijos
Que lugar lindo! Adorei essa coisa das exposições ao ar livre.. e tem tanta coisa legal! Deve ser um passeio muito gostoso mesmo e ainda bem que no final das contas vocês conseguiram chegar por lá :)
ResponderExcluirAi, eu morro de vontade de conhecer Inhotim!
ResponderExcluirNa minha faculdade fizeram um passeio pra lá uma vez, mas eu infelizmente não pude ir:( maior arrependimento, haha. O lugar é realmente lindo, e isso de ser tudo aberto torna a visita ainda mais incrível, né? Adorei!