Antigamente eu também usava esse blog para postar sobre os passeios e saídas legais que eu fazia com minhas irmãs e minhas amigas, mas depois de tantos acontecimentos na minha vida (família, trabalho 9h por dia e sábados indisponíveis por motivos de curso de italiano), acabei deixando a vida social de lado e tenho saído bem menos do que gostaria. Mas aos poucos isso vai mudando (já está começando a mudar) e eu vou voltando a postar aqui os meus passeios e dicas de lugares, restaurantes e etc.
Para voltar a ativa e às andanças, eu e minha irmã Ester resolvemos aproveitar minha folga e darmos um pulinho no CCBB e no MAR (Museu de Arte do Rio), só que nós fomos #trouxas e esquecemos que às terças o CCBB fecha para manutenção (como esquecemos isso?) e chegando lá demos de cara com a porta fechada: êêêê! Mas somos fortes e inabaláveis e partimos logo para o MAR, que nunca tínhamos visitado.
Eu vou confessar para vocês que eu pequei e vão ficar faltando algumas fotos do lugar porque acabei esquecendo de fotografar e pretendo voltar lá ainda em Agosto porque achei muito bom e essa também é uma desculpa para eu levar minha câmera e tirar mais fotos legais por lá.
Sobre o Museu
Primeiramente, o MAR fica na Praça Mauá, ali no Centro do Rio mesmo, de bem fácil acesso dos transportes públicos. Ele fica em dois prédios igualmente lindos! "O Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. O antigo palacete abriga as salas de exposição do museu. O prédio vizinho é o espaço da Escola do Olhar, que é um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino." - como diz no site do museu.
O que achei mais interessante no museu é que ele foca bastante a arte brasileira e uma das exposições o foco é o Rio de Janeiro, com muitas informações sobre a cidade e o Estado, bastantes fatos históricos e peças referentes a algumas épocas do Rio. E outra coisa interessante é que a visita começa de baixo para cima (do 6° andar até o 1°); você já chega saindo do elevador com uma vista incrível do Rio de Janeiro, é bem impactante!
Sobre as exposições
A primeira exposição (de cima para baixo) que eu fui foi a "Rio Setecentista" que foi feita em comemoração aos 450 anos da fundação do Rio de Janeiro e aborda basicamente a história do séc. XVIII, quando o Rio se torna capital do Vice-Reino do Brasil. Essa expo tem bastante objetos e símbolos religiosos como santinhos e etc, mas também tem bastante prataria, coroas, mapas, móveis e roupas da época. Bem legal para quem não conhece muito sobre a história da cidade e deseja conhecer de uma forma mais diferente.
Descendo mais um pouco chegamos na exposição do Kurt Klagsbrunn: Um fotógrafo humanista no Rio. Ele é um fotógrafo austríaco e traz fotos das décadas de 1940 a 1960 com muitas transformações urbanas e políticas. O que achei mais legal nessa mostra é que a maioria das fotos (obviamente!) são de pessoas e em preto&branco, o que é uma coisa que sou apaixonada.
Lá também está tendo um linda exposição em que o foco são: mulheres. Chamada de "Tarsila e Mulheres Modernas no Rio", retrata mulheres que tiveram papéis muito fortes e importantes aqui no Rio de Janeiro, contribuindo para história não só do Rio mas também pra história do nosso país. Achei tão legal uma exposição desse tipo que empodera as mulheres, mostrando a sua força e os trabalhos tão importantes que elas realizaram e realizam, sejam na área cultural, mas também nas áreas públicas, saúde, ciência e etc. Vale muito a pena fazer uma visita a essa expo!
Tinha mais um andar com exposições mas estávamos tão cansadas que decidimos deixar para a próxima vez. O museu é muito grande (muito mesmo) e tem praticamente cinco andares para visitação, o que é muita coisa! Então se você um dia resolver ir, separe o seu dia todo para olhar com calma e dar tempo de visitar tudo.
No MAR também tem um pequeno restaurante para quem estiver com uma vontade de comer e uma lojinha para quem for turista poder levar uma lembrança do museu.
No todo, achei o lugar muito bom, ótimo para passear com os amigos e adquirir mais cultura. Fico muito feliz de ver que o Rio está investindo em lugares que levem cultura para a população (até porque lá não tem só exposições, também tem apresentações de músicas, oficinas, cursos, seminários, dentre outras coisas).
Mais fotos (hehe):
Visitação e preços
Horário: de terça à sexta: 10h às 17h; sábados, domingos e feriados: 10h às 17h.
Entradas: R$ 8 (meia: R$ 4).
Gratuito às terças-feiras!








