Finalmente chegou aquela época do ano, da vida, tão esperada do proletariado não só brasileiro, mas de todo ser que habita nessa Terra e trabalha durante 8h por dia, cinco vezes na semana, mais conhecido como: FÉRIAS!
Dessa vez eu resolvi fazer algo diferente do que ficar em casa fazendo nada e fazer maratonas de séries e filmes no Netflix. Eu e minha irmã Ester aproveitamos uma dessas promoções de passagens aéreas e compramos uma para conhecer Minas Gerais. O nosso roteiro incluiu Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana. E hoje vou contar um pouquinho aqui do que fizemos por BH e as minhas impressões sobre a cidade.
- Hospedagem -
Como somos xóvens, estudantes e trabalhadoras, ficamos em hostel. Não que isso seja ruim, pelo contrário, acho muito legal a experiência porque você acaba conhecendo mais gente do que em um hotel e acho que você acaba criando amizade também com os donos dos hostels. O que a gente ficou em BH era maravilhoso! Foi o Allbags, que fica no bairro de Santa Tereza, um bairro boêmio de BH que ficou famoso por ser o berço de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio Borges e Lô Borges (o chamado Clube da esquina), Sepultura, Skank, entre outros. O bairro é fortemente lembrado por sua boemia, bares (dentre eles: o Bar do Bolão, O Salão Grena, Sobradão da Seresta, Parada do Cardoso) e restaurantes tradicionais. Também fica bem pertinho do TREM (eu não aceito que aquilo seja um metrô, não aceito!).
O hostel é super limpinho; as camas são bem confortáveis, todas têm luminárias em cima para poder usar durante a noite e todas têm tomadas (OBRIGADA DEUS PORQUE PENSARAM NISSO!). O quarto que a gente ficou ainda tinha banheiro privativo e também era bem limpo. A cozinha também era muito boa, cozinhamos por lá e foi bem legal. Sem contar o WiFi que era rápido! Além disso, os meninos que trabalham por lá são super simpáticos e prestativos. Todos nos ajudaram dando dicas de onde comer, de como se locomover, de quais lugares visitar e etc.
O site do hostel: http://allbagshostel.com.br/
- O que fazer -
um dos prédios famosos da praça da liberdade. ele é lindo!
Como nós chegamos em um Domingo, acabamos não fazendo muita coisa no primeiro dia. Aproveitamos só para almoçar pelo bairro e conhecer por ali um poquinho e arrumar nossas coisas no hostel. Já na segunda, mais dispostas, resolvemos explorar o centro de BH e acabamos indo com um hóspede do hostel (outro ponto bom, você conhece pessoas e acaba tendo companhia para os passeios). Fomos visitar o Circuito Cultural que tem na Praça da Liberdade, onde tem vários centros culturais e museus, só que como era segunda-feira, todos estavam fechados, menos o CCBB. Mas foi legal para conhecer a praça, que por sinal é linda, lembra um pouco um pedacinho do Jd. Botânico aqui do Rio com suas palmeiras.
Logo depois, fomos no tão famoso Mercado Central que tem várias comidas típicas de Minas e é bem grande. Lá tem bastante queijo, doces, pimentas, temperos e presentinhos artesanais. Mas vou ser sincera, não comprei nada (mentira, comprei balinhas de côco recheadas, uma delícia). Achei mais interessante e barato comprar numa lojinha em Ouro Preto. Mas vale a pena ir para conhecer um pouco mais da cultura mineira, e tem que se controlar para não sair comendo e comprando tudo. (não habemus fotos desse local por motivos de: esquecimento)
Tivemos uma refeição no Mercado Central por devidas indicações e partimos para a próxima parada que foi a tão famosa Pampulha. Como eu gosto bastante de natureza e também de arquitetura, estava bem ansiosa para conhecer o lugar e olha que não me desapontou! A Lagoa da Pampulha é bem grande (tentamos dar a volta andando mas não conseguimos) e o local é bem preservado, além de ter bicicletas do Itaú para passear por lá. Infelizmente, a igrejinha feita por Niemeyer também estava fechada mas conseguimos ver por fora - óbvio! - e por dentro através do vidro.
de boa na lagoa
amo essa foto <3
arte da igreja desenhada por Niemeyer
- onde comer -
- O Bar do Bolão: Como ficamos no bairro de Santa Tereza, bem próximo do nosso hostel tinha um Bar do Bolão (que pelo jeito é bem conhecido por lá) e fomos almoçar lá no nosso primeiro dia. Achei a diversidade de comida bem boa e o preço também não é caro. Tem alguns pratos de comida mineira como arroz tropeiro, farofa de milho, toicinho, uma espécie de angu frito tipo batata frita (tô sabendo muito das coisas haha), coxinha de frango assada e para quem quer comer ~comida de todo dia~ também tem churrasco e salmão, que também eram bem gostosos! Como eu como bem pouco, o meu prato sempre saía bem barato, tipo uns R$12,00 mas a minha irmã que come mais que eu, também saía barato, uns R$14,00. Então acho que vale a pena! Eles têm outras unidades espalhadas por BH ;)
- Parada do Cardoso: A melhor opção de comida para comer à noite e não gastar muito, qual é? Pizza! Essa pizzaria foi bem indicada pelos meninos do hostel e resolvemos aceitar a dica. Também fica no bairro de Santa Tereza e a pizza é bem gostosa, feita à lenha. O preço não é dos mais baratos, mas se dividir entre os amigos sai num valor ok. A pizzaria fica localizada perto de outros barzinhos com um público bem jovem e ~alternativo~ e por esse motivo, a gente sempre viu alguns lugares rolando música ao vivo e o local sempre bem movimentado.
- Casa Cheia: Mais uma indicação dos meninos do hostel haha. Precisávamos de um local para almoçar pelo Mercado Central e fomos nesse restaurante. Chegando lá, tinha uma fila bem grandinha e pensamos em comer em outro local, mas depois de uma andada vimos que esse era o melhor mesmo e resolvemos esperar (a fila fazia jus ao nome do restaurante). Lá também tinha comida típica de Minas mas acabamos pedindo comida de todo dia mesmo e acabei me decepcionando, porque a comida não era lá essas coisas (e vinha muita comida, acabei jogando muita coisa fora, odeio quando isso acontece) e o nosso amigo optou por uma prato de comida típica e parecia estar BEM mais gostoso que o nosso.
- minhas impressões -
- Não achei BH isso tudo, pelo contrário, achei alguns bairros bem parecidos com onde eu moro e o centro de BH bem parecido com o centro do Rio.
- O transporte público de lá funciona muito bem, mas achei que eles não se interligam muito bem quanto aqui no Rio. Não sei se é porque realmente existem poucas linhas ou porque não existe essa preocupação de interligar um transporte com outro.
- Aquilo que vocês, mineiros, chamam de metrô, NÃO É METRÔ! É TREM! Onde já se viu um metrô que não passa debaixo da terra? Pois é! Achei o metrô de lá bem simples, parece muito os trens que uso aqui no Rio.
- Porém, o transporte lá é mais barato. O TREM CUSTA SÓ 1,80!!!! Enquanto aqui no Rio custa R$3,20.
- Achei BH bem mais segura que o Rio. Ohhhh!
- Não achei a cidade muito turística. Quase não tem lugares para visitar, a não ser as praças, o Circuito Cultural e a Pampulha. Pelo que vi lá e também pelas pesquisas que fiz na internet, a cidade não tem muito a oferecer para os turistas; tem bastante restaurante e etc, mas isso não é uma coisa que iria me tirar de casa para viajar para outro estado.












