Esse deve ser o post mais aguardado do blog (tanto para mim, quanto para meus amigos) e já estava mais que na hora dele sair.
Para chegar em Boipeba não é tão fácil como se imagina! Você precisa estar disposto a pegar horas de viagem, ficar um tempo sem dormir, não enjoar de barcos e lanchas. Ao mesmo tempo que o trajeto é cansativo, ele entrega belezas exuberantes e vistas incríveis.
Como pode-se ver pela foto acima, o nome do mirante é bem peculiar hahaha. É o 'Mirante Quebra-Cu'. Eu não sei explicar muito bem como se chega até lá, porque pelo que vi as ruas não tinham nomes e números já que a ilha é "pequena" e todo mundo se conhece. Caso você queira ir lá, é só perguntar onde tiver hospedado ou alguém nas ruas que com certeza eles vão te ajudar, mas não deixe de ir!
Para chegar no topo tem que subir um pouco mas é super tranquilo e vale muito a pena!
Ano passado, eu e minhas irmãs tiramos férias juntas pela primeira vez e resolvemos que iríamos viajar juntas mas não sabíamos para onde. Fazendo uma pesquisa sobre lugares bons e baratos, a Ester achou Boipeba; enqunto eu e a Sarah havíamos visto uns vlogs de viagem da Dani Noce no mesmo local e ficamos apaixonadas, então resolvemos partir para essa aventura. E realmente é uma aventura mesmo, viu?
Mas afinal, onde fica? É uma ilha do município de Cairu que fica no litoral da Bahia. Fica ali pertinho do Morro de São Paulo e faz parte do Arquipélago de Cairu.
Mas afinal, onde fica? É uma ilha do município de Cairu que fica no litoral da Bahia. Fica ali pertinho do Morro de São Paulo e faz parte do Arquipélago de Cairu.
Nesse post eu vou falar basicamente sobre as coisas de planejamento da viagem: como chegar, onde nos hospedamos e o que achei sobre a ilha. Estão prontos?
Para chegar em Boipeba não é tão fácil como se imagina! Você precisa estar disposto a pegar horas de viagem, ficar um tempo sem dormir, não enjoar de barcos e lanchas. Ao mesmo tempo que o trajeto é cansativo, ele entrega belezas exuberantes e vistas incríveis.
No nosso caso, saímos do Rio para Salvador, pegando um avião. Lá no aeroporto chegamos bem tarde e tivemos que dormir por lá mesmo porque o primeiro ônibus saía muito cedo. Parecia que as horas não passavam mas finalmente amanheceu. O ônibus é o 1021-00 e você pode pegar em um ponto de ônibus que fica na parte externa do aeroporto, atrás do estacionamento e ele custa R$3,60 mas como era final de semana nós pagamos apenas R$1,80 (meu sonho de vida pagar esse valor em um ônibus no Rio de Janeiro). A viagem dura em torno de 1h ou um pouco mais (sem trânsito) e te deixa no terminal São Joaquim.
No terminal São Joaquim você vai pegar o Ferry Boat (custa R$6,70) em direção à Bom Despacho. É um desses barcos bem grandes, tipo as barcas aqui do Rio. Em Bom Despacho você irá pegar um ônibus executivo em direção à Valença (custa R$21,15), mas antes de comprar a passagem você deve pedir uma ajuda ao motorista e perguntar se ele pode te deixar em um ponto mais próximo ao cais de Valença, porque alguns não param e assim você vai ter ou que andar até o cais ou pegar um táxi, que não é tão barato.
No terminal São Joaquim você vai pegar o Ferry Boat (custa R$6,70) em direção à Bom Despacho. É um desses barcos bem grandes, tipo as barcas aqui do Rio. Em Bom Despacho você irá pegar um ônibus executivo em direção à Valença (custa R$21,15), mas antes de comprar a passagem você deve pedir uma ajuda ao motorista e perguntar se ele pode te deixar em um ponto mais próximo ao cais de Valença, porque alguns não param e assim você vai ter ou que andar até o cais ou pegar um táxi, que não é tão barato.
Em Valença, você deve comprar a passagem da lancha (custa R$44,00) para Boipeba. É o último transporte para chegar na ilha e agora é só relaxar e curtir a vista do trajeto.
No total, a duração da viagem dura em torno de 5h à 8h. O nosso durou umas 8h porque perdemos um barco.
Daí você pode vir e me perguntar: "Mas Débora, não existe uma forma mais rápida e fácil do que essa para chegar lá?". Bom, existe! Você pode pegar um avião de Salvador até a ilha mas custa bem caro. Se você estiver dispost a gastar um bom dinheiro e tiver condições para isso. Mas caso você seja como eu, e não tenha muitos dinheiros na conta, essa é a única opção. Existem outras alternativas pelo meio do caminho mas acaba que todas saem quase pelo mesmo preço ou tempo.
Dicas:
- sempre verifique os horários de saídas dos transportes que você for pegar.
- verifique também quais são os primeiros e últimos horários para não correr o risco de perder o último transporte.
- é importante verificar os horários porque o intervalor entre um e outro pode ser ou muito curto, ou muito longo. No caso da última lancha, o intervalor era de 2h.
No total, a duração da viagem dura em torno de 5h à 8h. O nosso durou umas 8h porque perdemos um barco.
Daí você pode vir e me perguntar: "Mas Débora, não existe uma forma mais rápida e fácil do que essa para chegar lá?". Bom, existe! Você pode pegar um avião de Salvador até a ilha mas custa bem caro. Se você estiver dispost a gastar um bom dinheiro e tiver condições para isso. Mas caso você seja como eu, e não tenha muitos dinheiros na conta, essa é a única opção. Existem outras alternativas pelo meio do caminho mas acaba que todas saem quase pelo mesmo preço ou tempo.
Dicas:
- sempre verifique os horários de saídas dos transportes que você for pegar.
- verifique também quais são os primeiros e últimos horários para não correr o risco de perder o último transporte.
- é importante verificar os horários porque o intervalor entre um e outro pode ser ou muito curto, ou muito longo. No caso da última lancha, o intervalor era de 2h.
Aeroporto - Terminal São Joaquim (via ônibus 1021-00, 1h de viagem)
Terminal São Joaquim - Bom Despacho (via Ferry Boat, +/- 30 min de viagem)
Bom Despacho - Valença (via ônibus, +/- 2h de viagem)
Valença - Boipeba (via lancha, 1h de viagem)
A Ester que ficou responsável por essa parte e escolheu bem. Nós ficamos no Abaquar Hostel que fica bem pertinho de tudo. O hostel tem um ambiente super agradável! É cercado por ávores, tem áreas externas maravilhosas, é silencioso e tem um café da manhã muito bom com frutas, pães diversos, iogurte, café, chá, leite, geléia e etc.
O quarto que ficamos era para quatro pessoas mas infelizmente esqueci de fotografar. Ele era super simples mas nós não ligamos muito para isso já que quase não ficamos muito tempo por lá.
Pelo que vimos com algumas pessoas que conhecemos na ilha, os valores das diárias nas pousadas e em outros hostel são bem parecidos e igualmente bons.
PARTE 1
Como chegamos super cansadas e o dia já estava terminando, eu e a Sarah resolvemos dar uma andada pela área que estávamos hospedadas para conhecer pelo menos um pouco. Um dos rapazes que trabalhavam no hostel indicou um mirante que tinha por perto e resolvemos ir lá ver o pôr-do-sol.
O quarto que ficamos era para quatro pessoas mas infelizmente esqueci de fotografar. Ele era super simples mas nós não ligamos muito para isso já que quase não ficamos muito tempo por lá.
Pelo que vimos com algumas pessoas que conhecemos na ilha, os valores das diárias nas pousadas e em outros hostel são bem parecidos e igualmente bons.
PARTE 1
Como chegamos super cansadas e o dia já estava terminando, eu e a Sarah resolvemos dar uma andada pela área que estávamos hospedadas para conhecer pelo menos um pouco. Um dos rapazes que trabalhavam no hostel indicou um mirante que tinha por perto e resolvemos ir lá ver o pôr-do-sol.
Como pode-se ver pela foto acima, o nome do mirante é bem peculiar hahaha. É o 'Mirante Quebra-Cu'. Eu não sei explicar muito bem como se chega até lá, porque pelo que vi as ruas não tinham nomes e números já que a ilha é "pequena" e todo mundo se conhece. Caso você queira ir lá, é só perguntar onde tiver hospedado ou alguém nas ruas que com certeza eles vão te ajudar, mas não deixe de ir!
Para chegar no topo tem que subir um pouco mas é super tranquilo e vale muito a pena!
uma das vistas mais lindas da vida
quase no topo do mirante
Quando chegamos lá em cima ficamos abismadas! A vista é surreal! É uma infinidade de verde e a luz amarelinha do sol refletindo entre as ávores e o branquinho da areia.
Nós fomos recebidas dessa forma e não tinha como ser uma viagem ruim depois disso. Ao voltarmos para o hostel estávamos super felizes e animadas para os próximos dias e curiosas para ver e sentir o que aquela ilha tinha para oferecer para gente.
E é isso que vou contar no próximo post. Até lá!
Nós fomos recebidas dessa forma e não tinha como ser uma viagem ruim depois disso. Ao voltarmos para o hostel estávamos super felizes e animadas para os próximos dias e curiosas para ver e sentir o que aquela ilha tinha para oferecer para gente.
E é isso que vou contar no próximo post. Até lá!












