Brasília

By Débora Braga - 16:35


Depois de meses, aqui estou eu fazendo um post sobre as minhas impressões de Brasília. Fui para a cidade em Agosto junto com umas amigas e minha irmã, para participar de uma conferência. Logo, não tive muito tempo para conhecer com calma e restou apenas um dia para conhecer o máximo possível. Como me locomovi bastante por lá, vou deixar algumas impressões que tive na primeira vez que conheci a cidade:
  • Tudo é bem longe. Lá me lembrou um pouco a Barra da Tijuca que você tem usar carro para fazer tudo. No tempo que andamos nas ruas e estradas ficamos reparando quantos ônibus passavam e gente...foram poucos! Eu fiquei meio chocada porque aqui no Rio eu basicamente vivo de trem/metrô/ônibus. Ok que o número populacional de lá nem compara com o daqui mas bateu o questionamento.
  • Quase não vi pessoas nas ruas. Era final de semana e quase não vi pessoas nas ruas, andando nas calçadas, nos pontos de ônibus e etc.
  • É MUITO QUENTE!!! Eu moro no Rio de Janeiro e sei o que é passar muito calor, mas em Brasília parece que a situação fica pior porque lá não tem mar que nem aqui, o que dá uma amenizada na situação. Lá também tem pouca vegetação, o ar é bem seco, o que faz ficar ainda mais calor sem nenhuma circulação de ar. Mas se engana quem pensa que também não faz frio! Durante a noite fazia um friozinho meio intenso, então é aquilo: muito calor durante o dia/tarde e frio durante a noite, vá preparado!
  • Os nomes das ruas. Eu juro que tentei entender o sentido dos nomes (que tem) mas eu não consegui. É muito complicado porque além de ser por números, asas, quadra e etc, tem coisas em inglês (outra coisa parecido com a Barra haha).
  • A organização de tudo. Se tem uma coisa maravilhosa é que lá tudo é muito bem organizado, limpo, o que faz uma pessoa louca por organização ficar muito feliz. O meu amigo Matheus explicou como as ruas são divididas, que existem ruas só para comércio, outras só para residências. Achei super funcional, não sei se isso faria sentido onde moro mas como eu iria adorar isso!
  • Lá ninguém é a favor do Temer, pelo contrário.
  • Motorista do uber acha que nós, que moramos no Rio, andamos 100% do tempo no calçadão ou nas ruas somente de cueca e biquini. E ainda culpa a gente por ter levado essa moda para Brasília. Tentamos dizer a ele que isso não faz parte da nossa realidade mas quem disse que ele acreditou?
Passadas as impressões, vamos aos passeios. Como estávamos com muita pressa e graças a Deus estávamos de carro do amigo, conseguimos conhecer alguns lugares. Primeiro fomos conhecer a Esplanada e a Praça dos Três Poderes, que abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto , o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.
    
É uma sensação bem engraçada estar em um local onde realmente as coisas que definem o destino do nosso país acontecem. A gente vê a vida toda esses locais pela TV e quando estamos lá de frente vemos que é tudo de verdade. Os prédios passam uma impressão de poder mesmo, porque são cercados de seguranças e você vê toda hora algum deputado, senador, saindo com seu carro.

   

O Congresso Nacional é composto por: Salão Negro, Salão Verde, Salão Nobre, Plenários da Câmara e do Senado, as galerias e a chapelaria no Senado. Na chapelaria existe um pequeno museu com o mobiliário do antigo Senado, possui um acervo com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Ceschiatti, Marianne Perettitem e outros. Tem como fazer uma visita guiada, para isso, tem que levar a identidade e acredito que tenha um horário certo para a visita que dura em torno de umas duas horas. Como estava sem tempo, acabei nem fazendo a visita.

 

 
por dentro do congresso, onde fica a imprensa

De lá fomos para o Parque Ecológico Dom Bosco que tem uma vista panorâmica linda da área central de Brasília e do Palácio da Alvorada e um píer de madeira no lago. Quando fomos estava bem vazio e tinha um grupinho de adolescentes lá curtindo e até tomando banho. O lago tem uma vista bem bonita, com árvores ao redor e o céu de Brasília realmente tem algo de especial.

   

E para terminar o dia com um sorriso lindo do céu, fomos para o Pontão do Lago Sul. É um ponto bem conhecido da cidade e tem uns restaurantes, quiosques, áreas verdes e um lago com um pôr-do-sol bem bonito. Ficamos por lá sentados conversando e depois demos uma voltinha pela "orla". O lugar é bem agradável e gostosinho, vale a pena a visita!
     

E assim terminou o meu final de semana em Brasília. Como ficamos brincando por lá, Brasília é um país. É bem diferente do que estou acostumada aqui no Rio: clima, arquitetura, a organização da cidade, paisagens. Foi bem legal conhecer algo diferente! Essa viagem ficou marcada pelas pessoas e experiências que tive nesse lugar, obrigada Brasília ♥. No próximo post: Boipeba. Alô, Baheeea!

  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Saudades dessa segunda de sessao de fotos que eu não participei

    ResponderExcluir
  2. Ótimo seu relato, Debs, muito interessante ler as impressões de alguém que passou por aqui. Tenho que concordar que muitas vezes parece outro país, especialmente se você vem pra passar pouco tempo... É tudo muito diferente e fora do padrão que estamos acostumados - e costuma se repetir em todas as cidades. E de fato é muito impressionante quando nos deparamos com aquele que é o cenário de 9 entre 10 repórteres que falam sobre política! É real, sim, e, na minha opinião, arquitetonicamente belo (claro que perde um pouco a graça quando você passa a ver todos os dias, mas isso vale pra tudo, não é culpa do Niemeyer).
    Como você bem notou, aqui é tudo tão espaçado que é difícil você ver aglomerados de pessoas nas ruas, como deve ser comum no calçadão de Copacabana, por exemplo. Mas eu não reclamo muuuito do sistema de transporte, não, sabia? É verdade que nos fins de semana têm bem menos ônibus e que às vezes você espera uma meia hora no ponto, mas até que no Plano Piloto não temos muitos transtornos. Eu sei que é bem confuso pra quem não mora aqui entender todo esse esquema de asas e quadras cheias de sigla, mas te juro que não é difícil, é só questão de costume hahaha.
    Quanto a aqui ser terrivelmente quente, não tenho como discordar! Não é à toa que estou sempre querendo ir pra uma cidade de clima mais ameno - mas o aquecimento global não está nos deixando muitas escolhas, não é mesmo? rsrs
    Enfim, fico feliz que você tenha riscado a capital da sua lista - inclusive o pontão, que realmente vale a pena ser visitado, não é mesmo? Espero que possa retornar um dia e conhecer outras perspectivas da cidade. :)
    Beijo

    P.S.: Lindas as fotos, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, falha minha o cacoete no final, "não é mesmo?"
      haha

      Excluir