Nós, mulheres, temos que passar por situações complicadas e chatíssimas todos os dias de nossas vidas e temos lutado há anos para essa situação mudar. Muita coisa já melhorou mas algumas ainda precisam mudar bastante para a gente poder viver nossa vida do jeito que a gente quiser, sem medo e sem uma enxurrada de abobrinhas que a gente tem que ouvir.
Mas enquanto essa história ainda não muda, tenho que aturar pessoas incomodadas com o simples fato de ser uma mulher, de vinte poucos anos e não namorar com ninguém, apenas por ser solteira, feliz, inteligente e até bonita. E pelo jeito, isso incomoda muita gente ao ponto de virar quase uma investigação ou meta de vida para descobrir o motivo por você estar solteira, feliz e muito bem com você mesma e a vida. Como o caso que aconteceu com uma pessoa que eu conheço.
Se você se enquadra nesse grupo de meninas, de vinte e poucos anos (ou até mais) que está solteira, com certeza já ouviu algumas dessas frases:
Se você se enquadra nesse grupo de meninas, de vinte e poucos anos (ou até mais) que está solteira, com certeza já ouviu algumas dessas frases:
a) "nossa, você deve ser muito rigorosa com os homens, deve dar mais chances à eles"
b) "você deveria sorrir mais e ser mais simpática, os homens devem ter medo de chegar em você"
c) "a gente não pode escolher demais, ou é uma coisa ou é outra"
d) "mas será que você está bem mesmo?"
e) "cuidado que vai ficar pra titia, hein!"
f) "será que ela é?"
g) "por isso que você tá solteira, gosta disso assim e assado"
h) "você é tão bonita e inteligente, como pode estar solteira?"
i) todas as respostas anteriores e continua...
b) "você deveria sorrir mais e ser mais simpática, os homens devem ter medo de chegar em você"
c) "a gente não pode escolher demais, ou é uma coisa ou é outra"
d) "mas será que você está bem mesmo?"
e) "cuidado que vai ficar pra titia, hein!"
f) "será que ela é?"
g) "por isso que você tá solteira, gosta disso assim e assado"
h) "você é tão bonita e inteligente, como pode estar solteira?"
i) todas as respostas anteriores e continua...
O que mais me intriga é que se essa situação fosse com um cara, todo mundo ia achar normal ele estar ~vivendo a vida~ dele sem estar com alguém e sem essa pressão de você precisar casar e não ficar pra titia, vivendo com os seus pais para sempre. Um cara de vinte e poucos anos (ou até mesmo trinta), bonito, bem sucedido na carreira, inteligente e independente não seria visto de forma estranha e nem receberia julgamento se fosse solteiro, quiça até fosse visto como um adjetivo positivo pro cara, ter esse perfil e ainda conseguir não estar preso a nenhuma mulher. Se ele quisesse estar solteiro e ao invés de estar de fato totalmente sozinho, quisesse ficar com várias meninas, sem ter nenhum relacionamento sério ou até mesmo nem ficar com ninguém, não seria julgado como uma mulher seria se resolvesse fazer a mesma coisa. Ela seria chamada de piranha, p***, piriguete e por aí vai se quisesse ficar com várias pessoas ou seria chamada de encalhada se quisesse apenas de fato estar só.
E o que me incentivou a fazer esse post? Simples: a forma como eu vivenciei o dia dos namorados e como as pessoas encaram o simples fato de você não estar com ninguém nesse dia. Eu nunca liguei para essa data, nunca me afetou em nada na vida, mas esse ano umas milhares de pessoas no meu trabalho chegavam e perguntavam para mim e para as outras meninas: "e aí, meninas! ganharam muitos presentes dos namorados hoje?" e eu tive que responder essas milhares de vezes que não tinha namorado e daí vinha a próxima pergunta: "ué, como assim uma menina como você não tem namorado? por que você ainda não tem um namorado?". E a minha resposta é simples: porque eu não quero.
E o que me incentivou a fazer esse post? Simples: a forma como eu vivenciei o dia dos namorados e como as pessoas encaram o simples fato de você não estar com ninguém nesse dia. Eu nunca liguei para essa data, nunca me afetou em nada na vida, mas esse ano umas milhares de pessoas no meu trabalho chegavam e perguntavam para mim e para as outras meninas: "e aí, meninas! ganharam muitos presentes dos namorados hoje?" e eu tive que responder essas milhares de vezes que não tinha namorado e daí vinha a próxima pergunta: "ué, como assim uma menina como você não tem namorado? por que você ainda não tem um namorado?". E a minha resposta é simples: porque eu não quero.
Se eu quisesse, certamente poderia ter namorado ou estar namorando alguém, mas eu escolhi não namorar. Prefiro ficar sozinha, me curtindo, curtindo meu momento de solterice na vida, do que ficar em um relacionamento que eu não amo a pessoa ou ela não me acrescente em nada ou não me faça me sentir melhor ainda na vida, e ficar presa a isso só porque as pessoas impõem isso para nós mulheres e nisso eu vou ficando desgastada, podendo até me fazer mal. Talvez pulando de relacionamento em relacionamento, me fazendo mal, por medo de estar solteira e sendo julgada por isso. Quem não conhece uma amiga nessa situação? Ou já conheceu? Quando eu encontrar um cara que vale a pena o meu esforço, o meu amor, o meu tempo, sacrifício, alguém que eu goste ao ponto de não querer ficar longe, que me entenda do jeito que eu sou e me faça ser melhor do que eu sou hoje, eu namoro. Mas pasmem, não encontrei, e pasmem mais ainda, tudo bem. Enquanto isso, eu estou aqui muito feliz com a minha solterice, sem dor de cabeça. E ao invés de você querer achar fumaça onde não tem, apenas aceite que existem sim mulheres lindas, inteligentes, extraordinárias que estão sozinhas apenas porque elas querem estar e não porque é inteligente demais, é crítica demais, é feminista demais ou tem alguma coisa errada com ela.
Obrigada, denada!
Ps.: agradecimentos à minha irmã Sarah por me ajudar com o post. Thanks <3

11 comentários
Sou tua mega-mega-mega-fã! !!!!!! :)
ResponderExcluir:) :) :) :) :) :) :) :) :)
Nossa, me identifiquei muito com esse post! hahaha. Não sei, acho que primeiro a gente precisa se bastar para qualquer relacionamento e as coisas acontecem com o tempo. Não compreendo essa pressa da maior parte das pessoas e essa questão da nossa solteirice, nós podemos, conquistamos nossos espaços e ainda estamos batalhando por isso, por uma sociedade menos desigual de amplas formas e principalmente de gênero. Enfim hehe, Adorei!
ResponderExcluirFiz um blog recentemente, caso queira conhecê-lo ficarei bem feliz! quedasetropecos.wordpress.com , beijos!
Me abraça!!!!!!!!Você conseguiu me descrever rsrs.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
hahaha, que isso!
ResponderExcluirAh, que bom que você gostou! Mas é isso mesmo que você disse, primeiro a gente tem que se sentir bem com a gente pra depois se relacionar com outra pessoa, sem impor nada a ninguém e sem pressa.
ResponderExcluirObrigada pela visita aqui!
Beijo
Só abraço se for ao vivo e a cores hahaha. Brigada migs <3
ResponderExcluirSuuuuuuuuuuuuuuper concordo! Muito bom o texto <3
ResponderExcluirNa cabeça da grande maioria das pessoas é impossível ser feliz sem estar namorando.. e isso é tão errado, seja pra homem ou pra mulher.. mas é sempre a mulher que vai ter que ouvir essas coisas, como você disse, um homem solteiro que resolve curtir e vida e ficar com pessoas sem ter um relacionamento sério, não vai ouvir o tanto de merda que se uma mulher fazer isso vai. É triste isso e muito errado! :(
nossa, ouvi muito isso há um tempo, principalmente por ser feminista. achavam que eu odiava os homens e blablabla... haja paciência! eu aproveitei DEMAIS quando tava solteira, experimentei tudo o que eu quis pra concluir, no final, que eu gostava mesmo era de um amigo meu (que namoro hoje). MASSSSSS não é assim que funciona com todas nós. não tem problema ALGUM em estar solteira. se eu não tivesse me aproximado desse amigo, provavelmente estaria solteira até hoje e muito bem também. a galera aponta pra quem você é de acordo com seu status e não é assim que funciona :D
ResponderExcluirmuito bom o texto!!
www.pe-dri-nha.blogspot.com
Essa é uma das melhores fases da vida, quando estamos felizes com nós mesmas e não precisamos de companhias melhores do que a nossa. Ameii o textoo <3 Abraços, Himmel.
ResponderExcluir[…] do Projeto das Lindas comigo e as outras meninas e ela falou de um tema que muito me interessa: a pressão da sociedade em cima de quem é solteira, como se nós sofrêssemos ou fossemos menos felizes só por não ter alguém “ao nosso […]
ResponderExcluirBom, eu não posso dizer o mesmo a vocês, mas não queria estar solteira ainda.... Passei dos 30 e simplesmente fico ansiosa ou angustiada por esse estado tão vergonhoso e humilhante. Moro sozinha, sou formada em Adm mas Homem decente que é bom, nada. Estou revendo algumas coisas e o que me faz falta é ocasião para ser encontrada, notada, bonita, ter amigas que gostem de sair pra onde tem gente. Enfim, vejo que as pessoas associam a felicidade quando se tem alguém. Creio que temos dignidade de ter alguém e que tão logo apareça. Quero muito ser mãe também. Enfim, só Deus para me consolar.... Não vejo a hora de eu casar. Perdoem as outras internautas, mas nunca irei sentir saudades de quando estava solteira, principalmente num quarto chorando.... Felicidades.
ResponderExcluir